contato@jingjinbrasil.com.br

JingJin Brasil_Logo horizontal

Conheça as vantagens do filtro-prensa: separação sólido-líquido de forma eficiente, econômica e sustentável

O filtro-prensa é tecnologia eficiente, econômica e sustentável para a separação

sólido-líquido em diversos segmentos industriais. Ele oferece uma série de vantagens em relação a outras tecnologias e é uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas que buscam um futuro mais sustentável e responsável.

O equipamento é utilizado na separação sólido-líquido de diversos materiais, com aplicações nas indústrias de mineração, biocombustíveis, química, farmacêutica, alimentícia, tratamento de água e esgoto, entre outros.

Ele é composto por uma série de placas verticais intercaladas por lonas filtrantes, e funciona de maneira simples: o material a ser filtrado é bombeado para dentro do equipamento, onde as placas exercem pressão sobre ele e fazem a separação dos sólidos das soluções líquidas.

Mas afinal, quais são as principais vantagens do filtro-prensa? Baixo custo de manutenção

O filtro-prensa tem longa vida útil e pode ser operado por longos períodos

com baixo nível de manutenção. Isso reduz os custos e aumenta a produtividade da operação. Além disso, no setor da mineração, dispensa a instalação e manutenção de barragens, assim como a contratação de pessoal para monitorá-las e realizar a manutenção necessária.

Economia de energia

O filtro-prensa consome pouca energia em comparação a outros equipamentos de separação sólido-líquido, contribuindo para a redução de custos operacionais. Isso se deve ao fato de utilizar a pressão para separar os sólidos das soluções líquidas, o que resulta no consumo energético menor em comparação a outros métodos.

Maior aproveitamento da água

Com o filtro-prensa, é possível recuperar até 95% da água presente nos materiais filtrados e reutilizá-la na própria operação ou em outras áreas da planta industrial. Isso reduz o consumo de água e o impacto ambiental da atividade, tornando o processo muito mais sustentável.

Artigos Relacionados

Scroll to Top